Monday, August 06, 2007

helô, 46 anos-luz-e-som

















nasceu mulher, negra e pobre.
mais tarde os relacionamentos homossexuais
apenas confirmaram-lhe o destino.
então seu nome era estigma.
só depois de olhar bem pra isso tudo
..e dizer: e daí?
é que seu nome de fato
passou a ser helô.
helô entende quase tudo o que digo.
e o que não entende, ela aceita
mesmo assim. guarda com todo
cuidado, pra entender mais tarde.
helô tem um olhar,
uma percepção rara
sobre as coisas da vida.
aí ela vem aqui e,
paciente,
me explica tudo o que não sei
sobre a vida.
e sobre quem sou.
meio que assombrada, eu penso..
essa pessoa existe mesmo?
com aquela antipatia toda,
no início eu estranhava
helô ter tantos amigos.
mas era só ignorância
e pequenez minha.
só mais tarde fui compreender..
é que o coração de helô não tem limites.
após tantos anos de amizade,
de uma coisa eu sei:
quem olha aquela carinha
zoiúda e desconfiada, naquele
corpo magrinho que passa
apressado de bicicleta,
nem imagina
que ali tem amor
pela humanidade inteira.

No comments: